Como são classificados, cientificamente, os animais?
As expressões: classificação científica, taxonomia ou classificação biológica designam o modo como os Biólogos* agrupam e categorizam as espécies de seres vivos, extintas e atuais.
A classificação científica moderna tem as suas raízes no sistema de Karl Von Linnée, também chamado de Carl Von Linné, que agrupou as espécies de acordo com as características morfológicas* por elas partilhadas.
Estes agrupamentos foram alterados múltiplas vezes para melhorar a consistência entre a classificação e o princípio Darwiniano* da ascendência comum.
O aparecimento da sistemática molecular, que utiliza a análise do genoma e os métodos da biologia molecular, levou a profundas revisões da classificação de múltiplas espécies e é provável que as alterações taxonómicas* continuem a ocorrer à medida que se caminha para um sistema de classificação assente na semelhança genética e molecular em detrimento dos critérios morfológicos.
A classificação científica pertence à ciência da taxonomia ou sistemática biológica*.
Assim podemos resumir que os animais são classificados a partir da seguinte imagem:
-----------------------------------------------------------------------------------------
* Os Biólogos são profissionais com conhecimento especializado na área da Biologia, ou seja, estudam a vida e os organismos vivos.
...
* Relacionadas com a Morfologia, ou seja, com o estudo da forma dos seres vivos. Este estudo pode ser dividido em duas partes: Anatomia (visão macroscópica) e Histologia (visão microscópica). A descrição morfológica baseia-se na observação das estruturas presentes no corpo dos seres, o que direciona o estudo das organizações estruturais dos organismos, possibilitando comparações entre os diferentes tipos de organizações estruturais, ou seja, a anatomia comparativa.
...
* Charles Darwin (1809-1882) desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural, onde os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.
Resumo dos princípios básicos das ideias de Darwin:
- Os indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações em todos os caracteres, não sendo portanto idênticos entre si;
- Todo o organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes. Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam à idade adulta;
- O número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações;
- Assim, há grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivíduos poucos atingem a maturidade, o que mantém constante o número de indivíduos na espécie;
- Na "luta" pela vida, organismos com variações favoráveis às condições do ambiente onde vivem, têm maiores chances de sobreviver quando comparados aos organismos com variações menos favoráveis;
- Os organismos com essas variações vantajosas têm maiores chances de deixar descendentes. Como há transmissão de caracteres de pais para filhos, estes apresentam essas variações vantajosas;
Assim, ao longo das gerações, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos mantém ou melhora o grau de adaptação destes ao meio.
...
* A taxonomia na biologia, é o ramo responsável pela identificação e classificação de todos os animais e plantas que habitam a Terra, com base nas diferentes características que estes partilham entre si.
...
*A sistemática é a área da biologia dedicada a inventariar/classificar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas (estudo da relação evolutiva entre grupos de organismos. O estudo é realizado por meio de sequenciamento de dados moleculares e matrizes de dados morfológicos) entre os organismos. Em geral, diz-se que compreende a classificação dos diversos organismos vivos.